A cultura Chinchorro pertenceu as culturas pré-cerâmicas e pré-metalúrgicas que habitaram a Costa Norte do Chile e o Sul peruano, entre o 7020 e 1500 a.C.
Desenvolveram técnicas de mumificação incríveis, muito antes do que os egípcios, devido ao culto aos mortos e seus conhecimentos de anatomia.
A pesar de serem grupos nômades, os Chinchorro, construíram aldeias, pescavam e foi o clima seco e desértico da região, o que ajudou a conservar os restos da arcaica cultura.
O PROCESSO DE MUMIFICAÇÃO:
Era de três tipos :
1.- Natural (nos primeiros e últimos anos da cultura) que era deixar exposto o corpo a intempérie.
2.- Segundo estilo “múmia negra”, era deixar só o esqueleto, fixar os ossos com madeiras ou galhos, e logo moldear o corpo com barro e finalizar com tinta preta-azulada.
3.- Terceiro estilo, “múmia vermelha”. Esta última era retirar os órgãos e os ossos, logo modelar o corpo com barro para dar a forma humana, principalmente não perder a forma do rosto e os órgãos sexuais. Logo se procedia à colocar a máscara mortuária com olhos e boca e finalmente uma peruca de cabelo humano.
Um detalhe interessante, é que a pesar de serem muito arcaicas, eles já praticavam a deformação craniana, uma prática feita até tempos dos incas, e era feito só para pessoas descendientes de nobres, praticada em varias culturas de toda América.
Adrián ILave Inca Visita em Instagram @coyamuseudosandes !
Comments